Em stands decorados a integração de ambientes, muitos espelhos e móveis em menor escala são alguns dos truques que disfarçam o tamanho real dos imóveis.

visita apartamento decorado

Visitou o apartamento decorado, mas quando recebeu as chaves do imóvel tudo parecia diferente, menor? Não se assuste, afinal, para realizar a venda de um imóvel, ainda na planta, o método amplamente utilizado é montam um exemplar semelhante ao apartamento tipo, todo acabado e mobiliado para que os compradores e futuros moradores conheçam como será sua futura residência e se imaginem morando no imóvel. É o chamado stand de vendas.

Esses stands podem parecer um sonho à primeira visita, mas algumas complicações podem estar escondidas, atente-se:

#Dica 01: Exposição ao sol

Muito importante em uma casa ou apartamento, é a posição solar. O modelo do imóvel que você está  vendo nem sempre será o mesmo que o seu. Para isso, você deverá, mentalmente, pegar este modelo e projeta-lo no local que será construído o seu. Assim, terá a verdadeira noção da exposição do sol. Não se esqueça da época de verão, dependendo da região que você mora o seu quarto, por exemplo, poderá se transformar em um forno, por ter sol batendo nas paredes a tarde toda.

decoração de apartamento insolação

#Dica 02: Exposição ao barulho

Outro detalhe é a questão do barulho. Verifique se o local do stand decorado corresponde com a localização onde o apartamento será construído, pois ele poderá estar em local privilegiado e a construção ser distante dali, próximo a uma rua movimentada. Neste caso a sensação sonora será diferente do que irá encontrar na realidade.

barulho apartamento decorado

#Dica 03: Vãos das portas

Muito importante que você saiba é que na maioria dos apartamentos decorados as portas não são instaladas. Porém, quando instaladas, elas ocupam espaço de 40cm² para cada cada vão e desconsiderá-las, poderá prejudicar a circulação. Uma dica é informar-se sobre o lado da abertura das portas.

Outro item importante e relacionado a não instalação das portas, são os móveis utilizados na decoração. Muitos profissionais se aproveitam do não uso das portas para colocarem armários mais profundos do que os que caberiam na realidade. Armários até o teto também são muito usados, pois transmitem a impressão de que o lugar não é tão pequeno, assim como os espelhos. Pense nos seus móveis, eles caberiam naquele local?

#Dica 04: Menos paredes e mais espaço

Para evitar surpresas desagradáveis, um dos pontos principais é verificar possíveis alterações na estrutura do apartamento. Durante a visita, o ideal é pedir a planta oficial e comparar posições de paredes e o número de ambientes. Com o uso da integração nos espaços a ideia de amplitude aumenta, porém, o imóvel entregue possui  paredes diferentes do que foi visto no decorado e isso gera desconforto sobre o tamanho do apartamento.

apartamento decorado parede

#Dica 05: Os espelhos!

É um outro  truque usado para disfarçar o tamanho real dos apartamentos. É comum ver decorados com muitos espelhos, além de portas de correr e transparências dividindo os ambientes – recursos que aumentam a sensação de amplitude.

apartamento decorado espelho

 

#Dica 06: Verifique o método de construção

Se for construção de alvenaria estrutural, por exemplo, quando ficam prontos, não podem passar por nenhuma demolição ou sequer recortes nas paredes. Isso será um problema para você personalizar seu imóvel no futuro. Observe também se a varanda não está sendo usada como living ampliado, em alguns casos depois de pronto, esta ampliação não é permitida pelo condomínio.

apartamento decorado bloco estrutural

#Dica 07: Observe o tamanho dos móveis

Você já deve ter notado que em todos os apartamentos decorados são usados móveis planejados, pois saiba que muitas vezes eles são feitos em uma escala 10% menor. Salas, quartos e cozinhas ficam parecendo mais amplo, o comprador se encanta com a sensação de amplitude e conforto e fechará negócio. Não caia nessa!

Por isso, nada melhor do que levar uma fita métrica durante a visita e conferir item a item. Também é importante ter em mente a medida padrão de móveis (mesa, cadeira, armário e eletrodomésticos). Muitas vezes as camas apresentadas têm medidas reduzidas para ficarem harmoniosas no espaço existente e “esquece-se” dos armários que, no futuro, acabarão sendo instalados em um quarto separado para garantir a movimentação das pessoas.

 

#Dica 08: Lavanderia minúscula e linda!

Cuidado: lembre-se que no modelo decorado não tem balde de roupa suja, não tem varal com roupas penduradas. Na prática é bem diferente!

lavanderia apartamento decorado

Está pensando em visitar um apartamento decorado e precisa de ajuda profissional? Entre em contato conosco! Você poderá enviar um email para contato@arqambiente.com.br ou então falar diretamente no WhatsApp através do número: (71)98636-8976.

Vai ser um prazer poder ajudá-lo!

Ah! E não deixe de curtir e compartilhar a nossa página nas redes sociais, certo?

Um grande abraço e até o próximo post!