Ao constatar defeitos aparentes no bem adquirido, o comprador deve reclamar por escrito à construtora no prazo de 90 dias.

Quando a construtora chama o cliente para a entrega das chaves e o sonho da casa própria se torna realidade, a felicidade é indescritível. Mas antes que você possa mergulhar nessa nova fase e curtir a casa nova, é preciso passar por uma etapa muito importante e sem volta: a vistoria do imóvel.

Identificar as falhas na construção e no acabamento antes de entrar para morar pode evitar que o seu “lar, doce lar” não fique tão doce assim. Pode ser que o que está sendo entregue seja diferente do que está no contrato. E pode ser também que existam alguns probleminhas de construção.

Pronto para descobrir a importância da vistoria de imóvel novo e aprender o que deve ser avaliado? Então confira agora mesmo nosso post!

A importância da vistoria

Na vistoria, o comprador confere todos os itens listados no memorial descritivo do imóvel, afim de se certificar se tudo está de acordo com o que foi prometido pelo vendedor. Também é a hora de verificar se os aspectos construtivos estão em ordem e se não há defeitos aparentes na construção. É, portanto, o melhor momento para acusar qualquer situação fora do que foi previamente especificado ou qualquer tipo de problema, por menor que pareça ser. Então não se esqueça: essa é a oportunidade ideal para apresentar qualquer reclamação ao construtor, obtendo dele o compromisso de que os reparos necessários serão efetuados em um tempo determinado, de acordo com as especificações informadas na hora da venda.

Dependendo do nível de gravidade do que for detectado de errado, o comprador pode até se recusar a receber as chaves, situação que tende a criar uma pressão maior sobre a construtora para que os reparos sejam feitos. De toda forma, se você recebe o imóvel sem apresentar qualquer contestação, é claro que ainda poderá fazer reclamações posteriores — especialmente poque alguns problemas só surgem mesmo com o passar do tempo. É fato, porém, que uma vistoria rigorosa feita antes do recebimento das chaves ajuda bastante a evitar dores de cabeça futuras.

O momento ideal

Uma vistoria realmente bem feita requer tempo e bastante atenção. Por isso, é sempre bom escolher um dia tranquilo para que você possa se dedicar integralmente à tarefa, sem ter que se preocupar com compromissos posteriores. Também é bom ressaltar que o ideal é que ela seja feita com o dia claro, o que facilita detectar defeitos. O tempo gasto com a vistoria dependerá do tamanho do imóvel e do nível de detalhamento da construção e dos acabamentos. Assim, quanto maior e mais detalhado for o imóvel, mais tempo você gastará para vistoriá-lo. Lembre-se: sua atenção deve estar totalmente voltada para essa tarefa.

Monte um kit de vistoria de imóvel novo

Monte um kit que vai te ajudar a verificar se tudo está em ordem. Leve também uma cópia do ‘memorial descritivo’ que descreve os itens que seriam entregues (tipo de piso no banheiro, torneiras de metal, vaso sanitário branco, etc) e as marcas dos materiais que seriam usados.

Faça um checklist

Organize um checklist para não esquecer o que tem que ver na hora. Se alguma coisa não estiver funcionando, cole uma etiqueta e anote na sua lista.

Aqui no blog tem um check list de vistoria de imóvel novo para download: clique aqui

Nada de empolgação!

Na euforia para procurar grandes problemas, muitos moradores se esquecem de um pequeno e essencial detalhe: a vistoria começa ainda do lado de fora do imóvel, testando o funcionamento da campainha e depois conferindo a porta de entrada.

Peça a ajuda de um profissional

Para se sentir mais seguro, leve um profissional para acompanhá-lo no dia da vistoria.

De lupa na mão

Confira os itens a serem verificados na hora vistoria do imóvel.

E lembre-se:

Não tenha medo nem vergonha de reprovar a vistoria!

É a oportunidade que terá para checar o estado do imóvel e solicitar revisões antes da entrega das chaves. Após o conserto, o cliente será chamado para um nova vistoria.

Vai fazer a vistoria do seu imóvel e precisa de ajuda profissional? Entre em contato conosco! Você poderá enviar um email para contato@arqambiente.com.br ou então falar diretamente no WhatsApp através do número: (71)98636-8976.

Vai ser um prazer poder ajudá-lo!

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Um grande abraço e até o próximo post!